O vinho que outra pessoa escolheu
Por Juliano Salles · 16 de outubro de 2026
Pedir uma indicação também é escolher sair do caminho conhecido
**“O que você sugere?”**
É uma pergunta simples. E gosto dela.
Diante de uma carta que não conhecemos completamente, olhamos para quem está do outro lado do balcão ou do avental e concedemos a essa pessoa uma pequena vantagem: por alguns minutos, ela pode saber mais do que nós.
Ou, com certeza, sabe mais sobre aquela carta a nossa frente.
Não estou falando de confiar cegamente em qualquer pessoa que esteja nos apresentado um vinho. Também não precisamos entregar o cartão, fechar os olhos e dizer “me surpreenda”. Basta contar do que gostamos, o que preferimos evitar, talvez mencionar o que vamos comer. Depois, esperamos.
Então, esse alguém aponta para uma garrafa.
“Essa aqui.”
Pronto. Uma pequena responsabilidade acaba de ser terceirizada.
E existe certo prazer nisso. Não apenas porque deixamos de escolher, mas porque alguém colocou um pouco do próprio gosto na nossa frente.
“É de um produtor que gosto muito.”
“Vai bem com o que você pediu.”
“Esse chegou ontem.”
Ou simplesmente:
“Pode tomar de olhos fechados. Eu tomaria esse.”
Essa última recomendação tem algo de especial. Não oferece apenas informações sobre o vinho. Oferece a confiança de quem está disposto a colocar a própria preferência em jogo.
É o que fazemos quando recomendamos uma garrafa a um amigo, mandamos uma foto pelo WhatsApp ou insistimos que determinada região merece atenção. Por trás da indicação existe uma aposta pequena: penso que você vai gostar disso.
**Quando dá certo, a satisfação não está apenas em acertar o vinho. Está em acertar a pessoa.**
Isso me interessa porque escolher vinho também pode ser uma forma de conhecer alguém. A gente pergunta do que o outro gosta, presta atenção nas escolhas e descobre preferências que talvez não aparecessem numa conversa direta.
Às vezes, o vinho indicado é justamente aquele que teríamos descartado ao percorrer a carta. Estava ali, quieto, enquanto nossos olhos procuravam nomes familiares.
A taça chega. Provamos. O primeiro gole pode resolver a questão; em outras ocasiões, precisamos de mais um para entender o que estamos sentindo. Tudo certo.
**Uma boa indicação não deveria obrigar ninguém a gostar. Seu papel é oferecer uma possibilidade, não determinar a resposta.**
E isso vale para quem trabalha com vinho e para quem simplesmente gosta de compartilhá-lo. Uma recomendação pode apresentar um produtor, abrir caminho para um novo estilo ou mudar uma preferência.
Também pode render uma boa noite, sem produzir nenhuma grande revelação. Não há nada de errado nisso.
Lembro de uma ocasião em que a taça chegou à mesa depois de uma escolha que eu provavelmente não teria feito sozinho. Não guardo na memória todos os nomes que apareciam na carta. Lembro da garrafa, do rótulo e do primeiro gole. Se dependesse de mim, teria seguido por um caminho mais conhecido.
Ainda bem que sugeriram outro.
Existe uma liberdade em deixar outra pessoa escolher por nós. Não porque nossa opinião seja menos importante, mas porque não precisamos tomar todas as decisões sozinhos para continuar no comando delas.
Depois da primeira taça, a escolha volta para as nossas mãos. Podemos gostar ou não, pedir outra ou querer conhecer melhor o que nos foi apresentado. A indicação não encerra a conversa; abre uma possibilidade.
E penso ser esse um dos prazeres de pedir vinho num bar: descobrir alguma coisa que não estava nos nossos planos, sem precisar transformar a experiência numa grande história.
Às vezes, uma noite começa com uma pergunta.
**“O que você sugere?”**
E a resposta pode nos levar a um lugar que não encontraríamos sozinhos.