Qualquer paixão me diverte
Por Juliano Salles · 23 de outubro de 2026
Uma taça permite experimentar sem levar a garrafa para casa
Tem uma coisa muito boa em pedir vinho em taça: ninguém precisa fazer um grande plano a respeito.
Você pede, prova e decide se aquilo merece mais atenção. Ou não.
**Parece pouco, mas existe uma liberdade enorme nessa falta de compromisso com o vinho.**
Quando compramos uma garrafa, ela costuma chegar acompanhada de algumas perguntas. Vou gostar Vale o preço? Abro quando? Combina com o quê? E, claro, será que vou querer beber tudo?
Uma taça traz uma pergunta bem menor:
“E aí?”
Gosto disso porque nem todo vinho precisa entrar na nossa vida pela porta da frente. Alguns podem ser uma experiência de uma noite, uma curiosidade que durou alguns goles ou uma escolha interessante na carta que cumpriu seu papel assim que foi provada.
**Sem drama. Sem arrependimento. Sem precisar encontrar uma justificativa elegante para a compra.**
A taça permite que uma experiência seja apenas uma experiência. Dá para provar um vinho sem decidir que agora somos apaixonados por todos os vinho daquele estilo.
Experimentar um tinto potente sem transformar isso numa nova identidade. Pedir uma uva desconhecida e, meia hora depois, nem lembrar como se pronuncia.
Nada disso é um problema.
Penso que existe algo saudável em gostar de um vinho sem precisar adotá-lo. No caso, ele não precisa virar referência, entrar para a lista dos favoritos ou aparecer na próxima compra.
Pode ter sido bom naquele momento. Interessante, estranho ou até decepcionante.
“Não era para mim.”
E pronto. A vida segue.
Isso também é uma forma de conhecer o próprio gosto. Não precisamos gostar de tudo o que experimentamos para continuar curiosos.
Saber o que não queremos beber ajuda a entender o que procuramos.
A taça tem outra qualidade: não exige que a experiência termine em aquisição. Podemos descobrir um vinho e não levar a garrafa para casa. Gostar muito e, ainda assim, deixar a história terminar ali.
É quase uma heresia num mundo que parece querer transformar toda descoberta em alguma coisa.
Conheceu um restaurante? Salva. Gostou de uma música? Cria uma playlist. Provou um vinho interessante? Compra seis.
**Calma. Às vezes, uma taça é só uma taça.**
Existe uma satisfação particular em provar alguma coisa sem precisar fazer nada depois. Não é obrigatório recomendar, fotografar, procurar o produtor ou guardar o nome para uma próxima ocasião.
Pode ser apenas aquela taça, naquela mesa, naquela noite.
Sem a obrigação de transformar a experiência em lembrança permanente, sobra espaço para prestar atenção ao que está acontecendo. O vinho pode surpreender, decepcionar ou despertar uma conversa com alguém na cadeira ao lado. Também podemos terminar a taça e pedir outra coisa.
Nem todo vinho precisa deixar um legado. Alguns deixam uma boa lembrança; outros, vontade de repetir. Há aqueles que desaparecem depois de alguns goles, sem deixar saudade.
E tudo isso faz parte.
Estamos acostumados a tratar descobertas como o começo de alguma coisa: uma nova preferência, uma coleção, um hábito, uma compra. Com vinho, não precisa ser assim.
**Experimentar não é rubricar cinco páginas e assinar um contrato.**
Nem todo encontro precisa virar relacionamento sério. Às vezes, basta descobrir que aquela taça foi suficiente.
E, se não foi, existe uma solução bastante simples: pedir outra.